Geral

A importância do Perito Assistente Técnico na conclusão de um processo

Geral

É comum ouvir dizer que toda história tem dois lados. No âmbito forense, em especial, isto é uma verdade absoluta, já que todo conflito surge quando há a necessidade de escolha entre uma ou mais situação que pode ser considerada incompatível.  Daí, para que chegar-se a um veredicto muitas vezes é necessário recorrer à Perícia. No entanto, mais uma vez, há sempre uma parte que discorda do parecer da outra e é aí que entra o trabalho do Assistente Técnico.
O Perito Assistente Técnico tem como tarefa defender o interesse da parte que o contrata, no intuito de esclarecer o processo da forma mais favorável possível ao cliente, sempre respeitando os limites da legalidade e da razoabilidade. Também é função destes profissionais acompanhar o desenvolvimento da prova pericial, levantar dúvidas e possibilidades dentro de uma sequência lógica e técnica.
Cabe ao Assistente Técnico analisar os fatos e provas criteriosamente, para que o mesmo possa levantar diferentes circunstâncias de abordagem técnica do objeto da prova pericial, de forma a fazer com que o perito nomeado pelo juízo perceba as diferentes interpretações do fato em questão, para que o seu cliente não seja prejudicado com visões unilaterais ou distorcidas da realidade, dando condições ao Juízo de ter uma visão mais ampla e clara sob a versão da parte que o contratou e, por consequência, permitindo uma decisão mais justa e equilibrada.

  07 de julho de 2020

Pesquisar

Categorias

Sobre a OPERB
A OPERB – Ordem dos Peritos do Brasil é uma Associação Civil que tem por objetivo ações que visam valorizar os profissionais forenses, bem como promover ações para o aperfeiçoamento técnico do profissional. Realizar parcerias com entidades forenses, universidades, institutos, sempre com o objetivo de fortalecer as ciências Forenses.

Acompanhe-nos

Baixe nosso APP

Site Seguro
x

Olá
Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp